Teste dos Doshas

O primeiro passo para o tratamento de qualquer condiçãoé determinar o nosso tipo constitucional - Prakruti. Isto é determinado pela proporção de cada dosha em cada um de nós. O dosha dominante vai reflectir as tendências metabólicas, a nossa energia, o nosso "eu", bem como quais os desequilíbrios a que estamos mais sujeitos. Conhecer a nossa constituição permite compreender a nossa mente e fisiologia.

Uma boa ideia é preencher o mesmo questionário duas vezes, a primeira através da informação do seu estilo de vida e ambiente nos últimos 2 meses, por exemplo - o Vikruti - e a segunda pelas suas experiências em criança (o mais aproximado da sua constituição "original"). Saber a diferença entre o seu Prakruti e Vikruti é fundamental para ter uma nova visão sobre o seu corpo e como restaurá-lo para uma boa saúde.

É também necessário fazer o questionário com intervalo de alguns anos, pois o nosso Vikruti muda constantemente, basta experienciarmos emoções ou stress numa determinada altura da nossa vida.

Responda com a primeira resposta que lhe vier à mente, geralmente é a melhor. Escolha o número que mais se adequa a si, e não se preocupe em ser perfeito. Depois de responder aos três questionários, faça a pontuação de cada dosha separadamente. 
Atribua (0) quando "não se aplicar a si", (3) se se "aplica algumas vezes" e (6) quando "se aplica quase sempre".

  
I - VATA

Não se aplica a mim
Aplica-se algumas vezes a mim
Aplica-se quase sempre a mim
1. Exerço as minhas actividades rapidamente.



2. Tenho dificuldade em memorizar as coisas e depois lembrá-las mais tarde.



3. Tenho vivacidade e entusiasmo por natureza.



4. Sou magro - não engordo com facilidade.



5. Aprendo coisas novas com muita rapidez.



6. O meu modo de andar é leve e rápido.



7. Costumo ter dificuldade em tomar decisões.



8. Tenho tendência a ter gases e prisão de ventre.



9. Tenho tendência a ter mãos e pés frios.



10. Fico ansioso ou preocupado com frequência.



11. Não tolero tão bem o clima frio quanto a maioria das pessoas.



12. Falo rápido e os meus amigos acham que falo muito.



13. O meu estado de espírito muda com facilidade e sou emotivo por natureza.



14. Frequentemente tenho dificuldade em adormecer ou em ter uma noite de sono reparador.



15. A minha pele tende a ser muito seca, especialmente no inverno.



16. A minha mente é muito activa, às vezes inquieta, mas também muito imaginativa.



17. Os meus movimentos são rápidos e activos; a minha energia tende a se manifestar em surtos.



18. Fico facilmente agitado.



19. Tenho tendência a ter hábitos alimentares e de sono irregulares.



20. Aprendo rápido, mas também esqueço com facilidade.



CONTAGEM VATA










II - PITTA

Não se aplica a mim
Aplica-se algumas vezes a mim
Aplica-se quase sempre a mim
1. Considero-me muito eficiente.



2. Costumo ser extremamente preciso e organizado nas minhas actividades.



3. Tenho força de vontade e modos um pouco enérgicos.



4. Sinto mais desconforto no calor do que as outras pessoas.



5. Transpiro com facilidade.



6. Embora nem sempre o demonstre, fico irritado e zangado com bastante facilidade.



7. Não me sinto bem quando salto uma refeição, ou se almoço ou o jantar atrasa.



8. O meu cabelo tem uma ou mais das seguintes características:
 tendência a ficar grisalho ou calvo precoce / fino e liso / louro, ruivo ou cor de areia / quase branco



9. Tenho muito apetite; consigo comer uma grande quantidade de comida se o desejar.



10. Muitas pessoas consideram-me teimoso.



11. A minha evacuação é bastante regular - é mais fácil ter diarreia do que prisão de ventre.



12. Fico impaciente com muita facilidade.



13. Tenho a tendência a ser perfeccionista com relação a detalhes.



14. Fico zangado com muita facilidade, mas depois esqueço rapidamente.



15. Gosto muito de alimentos frios, como gelados, e também de bebidas geladas.



16. É mais fácil achar que um ambiente está quente demais e não frio.



17. Não tolero alimentos muito quentes e picantes.



18. Não tolero as desavenças tanto quanto deveria.



19. Aprecio os desafios, e quando quero alguma coisa sou muito determinado com os meus esforços para consegui-la.



20. Tenho a tendência de criticar tanto os outros quanto a mim mesmo.



CONTAGEM PITTA







III - KAPHA

Não se aplica a mim
Aplica-se algumas vezes a mim
Aplica-se quase sempre a mim
1. A minha tendência natural é fazer as coisas de uma maneira lenta e relaxada.



2. Engordo com mais facilidade do que a maioria das pessoas e emagreço mais devagar.



3. A minha disposição é serena e tranquila - não fico agitado com facilidade.



4. Sou capaz de saltar refeições sem nenhum mal-estar significativo.



5. Tenho a tendência a ter um excesso de muco ou secreção, congestão crónica, asma ou sinusite.



6. Preciso de dormir pelo menos oito horas para me sentir bem no dia seguinte.



7. Tenho um sono muito profundo.



8. Sou calmo por natureza, e dificilmente fico zangado.



9. Não aprendo tão rapidamente quanto algumas pessoas, mas retenho bem as informações e tenho uma boa memória.



10. Tenho tendência para engordar – acumulo gordura com facilidade.



11. Não gosto quando o tempo fica frio e húmido.



l 2. O meu cabelo é grosso, escuro e ondulado.



13. A minha pele é macia, suave e um tanto pálida.



14. A minha constituição física é grande e sólida.



15. As seguintes palavras descrevem-me bem: sereno, meigo, carinhoso e magnânimo.



16. A minha digestão é lenta, o que me faz sentir pesado depois das refeições.



17. Tenho vigor e resistência física, bem como um nível de energia estável.



18. O meu andar é de um modo geral lento e cadenciado.



19. Tenho tendência a dormir demais, a ficar zonzo ao acordar e sou geralmente lento para fazer as coisas pela manhã.



20. Como devagar e as minhas acções são lentas e metódicas.



CONTAGEM KAPHA






CONTAGEM FINAL
VATA:                                PITTA:                            KAPHA:






O maior em número é o seu dosha primário, o segundo mais alto o seu dosha secundário. Por vezes as pessoas têm uma pontuação muito idêntica dos três doshas, mas é raro. Assim que souber o seu dosha predominante, será capaz de escolher os alimentos e actividades que o mantêm em equilíbrio e harmonia; lembre-se que cada um de nós possui uma combinação dos três doshas em diferentes graus, e precisamos de os manter em equilíbrio.





Comentários

Mensagens populares