Dosha Vata





Uma combinação de éter e ar, Vata é o princípio do movimento. A palavra Vata significa "vento", da raíz sânscrita va, "soprar", movimento, direcção ou comando. Vata é a nossa força vital (prana), derivado principalmente da respiração.





É a força energizante para tudo no corpo e na mente, e isso reflecte-se na circulação do sangue e linfa e todos os impulsos do sistema nervoso. É a força motivadora por trás dos outros dois doshas, que são incapazes de movimento sem ele. Por esta razão, as perturbações de Vata tendem a ter mais implicações de longo alcance que os outros dois doshas e afectam frequentemente a mente, bem como todo o corpo.

Qualidades de Vata

- Seco                                  - Rígido
- Frio                                   - Móvel
- Claro                                 - Subtil
- Irregular                          - Áspero
- Acentuado                       - Livre

No corpo, Vata controla todo o movimento:
  • Piscar de olhos
  • Circulação do ar para dentro e fora dos pulmões
  • Batimentos cardíacos
  • Movimento dos impulsos nervosos através do sistema nervoso
  • Movimentos envolvidos na digestão e metabolismo
  • Eliminação de resíduos
  • Circulação do sangue e da linfa
  • Movimento dos nutrientes para as células, e dos resíduos para fora delas
  • Equilíbrio de todo o corpo
Mentalmente e emocionalmente, Vata rege:
  • Equilíbrio mental e bem-estar 
  • Movimento das ideias na mente
  • Criatividade, inspiração
  • Aspiração espiritual
  • Adaptabilidade mental
  • Compreensão
  • Medo, insegurança, ansiedade
  • Visão e imaginação
Principais locais de Vata
Vata é o ar contido no espaço (éter). É encontrado nos espaços vazios do corpo, como o coração, tórax, abdómen, pélvis, poros dos ossos, medula óssea, cérebro, bexiga e canais subtis do sistema nervoso.
 A parte inferior do abdómen é onde Vata se acumula; inclui a pélvis, trato urinário e reprodutor, intestinos e zona lombar. As coxas e ancas são o principal local de movimento músculo-esquelético do corpo, do qual Vata é responsável.
A tarefa de Vata no corpo é garantir que há espaço suficiente para que o ar entre e que haja movimento suficiente nesse espaço. O ar circula livremente pelo organismo apenas quando os caminhos estão livres de obstáculos. 





As pessoas Vata
Para percebermos facilmente como "traçar" o perfil de uma pessoa, utilizando a teoria Tridosha, pensamos nos elementos que predominam. Tal como o Vento, as pessoas predominantemente Vata são irregulares tanto fisicamente como emocionalmente. Irregularidade é a palavra de ordem; podem ser muito altos ou muito baixos, com uma estrutura franzina e irregular. Podem ter os dentes tortos ou olhos irregulares, encovados e secos, e o nariz pode ser curvo e protuberante. O peso pode mudar rapidamente, e quando infeliz ou stressado, podem perdê-lo facilmente e têm dificuldade em ganhá-lo.
Tendem a ter ossos e articulações proeminentes, veias e tendões visíveis. O seu apetite é variável: às vezes são vorazes, outras vezes não têm apetite nenhum. Como resultado, comem de forma irregular, pois não conseguem estar parados.
Podem ter má circulação e sensação frequente de frio, e os sintomas pioram com o tempo frio. Adoram sol e calor. Por serem tão activos e utilizarem tanta energia, as pessoas Vata costumam ser secas: podem ter a pele e cabelos secos; a sua pele pode ficar enrugada ainda em jovens. As pessoas com Vata exacerbado geralmente sofrem de prisão de ventre (intestinos secos). Com as suas digestões irregulares podem sofrer de gases, inchaço distensão abdominal, desconforto e são propensos a problemas intestinais. As mulheres tendem a ter ciclos menstruais irregulares e perdem períodos com frequência devido à hiperactividade, stress ou baixo peso; o fluxo é leve e pode ser acompanhado de cólicas.

As pessoas Vata são activas e inquietas e têm dificuldade em relaxar. Imaginamos aqueles amigos que falam, falam, falam, de vários temas e saltam de uns para outros, enquanto ainda os tentamos acompanhar no primeiro tema!

O sono é leve e facilmente é interrompido, com muitos sonhos, e podem sofrer de pesadelos e insónias. A sua resistência tende a ser baixa e cansam-se facilmente. Exercícios vigorosos, como corrida e aeróbica irão agravar os seus sintomas, mesmo que temporariamente se sintam melhor. Exercícios leves como ioga, Tai Chi ou caminhadas são mais adequados.
Psicologicamente, são instáveis, sempre alertas e rápidos a agir e a tomar decisões, porém, muitas vezes são indecisos. Aprendem novos conceitos e ideias num piscar de olhos, mas esquecem com igual rapidez. Aborrecem-se facilmente, adoram mudanças e acção constante. Vivem "no mundo da Lua"! Geralmente são artistas, pessoas criativas, músicos, bons professores.

Quando exacerbado, para além de problemas relacionados com o sistema nervoso, prisão de ventre e pele seca, a longo prazo podem ocorrer problemas articulares, artrite, osteoporose, tensão muscular, espasmos, tremores e doenças como esclerose múltipla.



Posteriormente serão colocadas, para todos os doshas, a melhor dieta a seguir, bem como rotinas diárias e exercícios de forma a atenuar o dosha em desequilíbrio.










Bibliografia:
The Ayurveda Bible

Comentários

Mensagens populares