Dosha Pitta



Pitta é a combinação dos elementos fogo e água. É o princípio da transformação e do calor, responsável por todas os processos metabólicos e químicos no corpo que geram energia e calor. Todos os processos Pitta envolvem a digestão, incluindo o "cozinhar" de pensamentos em teorias na mente.





Pitta governa a nossa análise mental, digestão, clareza, percepção e compreensão. O termo deriva da raiz sânscrita tap, que significa aquecer, cozinhar ou transformar. Pitta digere nutrientes que fornecem energia para a função celular; os sistemas enzimáticos e hormonais são o principal campo de actividade Pitta.

Qualidades de Pitta 

- Oleoso                     - Móvel
- Quente                    - Forte
- Leve                        - Suave
- Subtil                       - Brilhante
- Fluido                      - Fétido

No corpo, Pitta governa:
  • O apetite, digestão, absorção, assimilação, nutrição e metabolismo de nutrientes
  • Sede
  • Calor corporal e cor
  • Brilho da pele, cabelos, e a luz dos olhos

Mentalmente e emocionalmente, Pitta rege:
  • Percepção mental
  • Decisão, análise, discriminação
  • Pensamento penetrante
  • Força de vontade, controlo
  • Entusiasmo, alegria e coragem
  • Competição, ambição
  • Impaciência, irritabilidade e raiva

Principais locais de Pitta
O estômago e intestino delgado são os principais locais de Pitta, onde os ácidos digestivos com a sua natureza ardente criam um depósito de actividade digestiva. O fígado, vesícula biliar, pâncreas e baço são também lugar de Pitta. O sangue, contendo calor, cor e água, é outro lugar de Pitta. Os olhos são o órgão dos sentidos que pertencem ao elemento fogo. Outros locais incluem a pele, cérebro, glândulas sudoríparas e sebáceas e sistema hormonal.


Sendo composto por fogo e água, é o trabalho de Pitta fazer dois elementos antagónicos cooperarem. Todos os fogos do corpo, como os ácidos digestivos, estão contidos na água. Se houver mais fogo que água, os ácidos vão irritar e queimar o revestimento do estômago ou do intestino, levando a gastrite, inflamação e úlceras. Havendo mais água que fogo, faz com que a água afogue o fogo digestivo provocando indigestão.




As pessoas Pitta
Fisicamente, as pessoas predominantemente Pitta tendem a ser de estatura e peso médios, com figuras atraentes, bem proporcionadas. Os olhos são de tamanho médio, geralmente cinzentos, castanhos ou verdes, límpidos e luminosos; podem ser sensíveis à luz solar e irritáveis, inflamando facilmente. Como o Fogo, a sua pele tende a ser quente e macia ao toque e pálida, acobreada ou avermelhada na aparência; pode ser sensível ao sol e ao calor, e propensa a erupções, sardas ou verrugas, e queima com facilidade. As pessoas Pitta podem corar facilmente, suam com facilidade, mesmo em tempo frio e são mais intolerantes ao calor. Podem ter cabelos ruivos ou castanhos, finos e sedosos, com tendência prematura à calvície ou a tornarem-se grisalhos.
Geralmente têm bom apetite e gostam de comer. Odeiam perder refeições e, quando estão com fome, podem ficar irritados, com dores de cabeça, tonturas, fraqueza e agitação. A digestão é boa e os intestinos eficientes, mas se ficar quente, agitado ou irritado, ou se abusar nos alimentos quentes e picantes ou fritos, podem ficar com azia, indigestão e fezes moles e ardentes. As mulheres tendem a ter ciclos menstruais regulares, mas com fluxo intenso e longo precedido por sensação de calor e de irritação no período pré-menstrual.

As pessoas predominantemente Pitta são muito metódicas e organizadas. Podem ser bastante obcecados com o tempo e muito perfeccionistas. Dormem bem, a menos que estejam preocupados com alguma coisa, como trabalho ou uma entrevista; são altamente competitivos e o seu principal medo é o fracasso. São naturalmente inteligentes, dominantes, críticos, auto-críticos e intolerantes. Podem sofrer de baixa auto-estima.
O clima quente, exercícios vigorosos, comida quente e picante e carnes vermelhas podem aumentar Pitta. Quando Pitta é alto, pode causar uma sensação de maior calor interno, febre e inflamação. Emocionalmente, as pessoas com excesso de Pitta são susceptíveis a ser irritáveis, invejosos, intolerantes, impacientes, excessivamente críticos com os outros e com eles mesmos, e para serem viciados no trabalho. Têm, passo a expressão, "maus fígados"!

Pitta exacerbado provoca coloração amarela das fezes (com tendência a diarreia), urina, olhos e pele, com cheiro forte no suor e urina, fome e sede excessivas, sensação de queimação no corpo, erupções cutâneas no geral: eczemas, acne, psoríase e outros processos inflamatórios, hemorragias nasais e menstruais, azia, refluxo, úlceras e problemas oculares.






Bibliografia:
The Ayurveda Bible 

Comentários

Mensagens populares