O Elemento Éter (Akasha)

Éter
É o primeiro dos cinco grandes elementos, pois é o mais subtil de todos. É a essência do vazio. É o espaço que os outros elementos preenchem. A origem de Éter é o Som. Som e éter são inseparáveis. Devido à sua relação, a orelha é considerada o órgão dos sentidos associado a éter, e a voz (boca) é o seu órgão de acção. A perda de audição e de voz são dificuldades que surgem frequentemente devido ao agravamento de éter no corpo.

 Éter é frio. É frio porque lhe faz falta o calor criado pelo fogo. Éter é luz, porque não tem o peso criado por terra e água. Éter é imóvel porque lhe falta a natureza de propulsão do ar. Éter é subtil porque falta a presença profunda dos elementos mais óbvios. Éter é também omnipresente. Está em toda a parte. É o substrato a partir do qual derivam todos os outros elementos. Dentro de qualquer aspecto da criação, é encontrado éter. É o mais expansivo dos elementos. Sem forma ou fronteiras, éter não tem limites. Devido à sua qualidade expansiva, éter é a causa da diferenciação.

No organismo, éter é expressado no interior dos espaços vazios. As cavidades vazias dos intestinos, vasos sanguíneos, bexiga e pulmões estão cheios de éter.

O agravamento de éter no corpo resulta num aumento de espaço e uma diminuição da estrutura. O resultado é a destruição do tecido. 


O inverno é a estação de éter. Começa após as folhas caírem e a terra é estéril. No ciclo da vida, a morte é o tempo de éter. O corpo desintegra-se e os elementos saem das suas fronteiras. Tudo o que resta é a subtileza do nosso espírito.





McIntyre, Anne
"The Ayurveda Bible"

Swami Sada Shiva Tirtha
"The Ayurveda Encyclopedia" 
 

Comentários

Mensagens populares