O Elemento Fogo (Agni)

Fogo
É o terceiro dos cinco elementos, pois evolui de éter e ar, contendo a essência destes elementos em si. Éter fornece ao fogo espaço para existir. Ar oferece a capacidade de queimar. O elemento fogo representa a capacidade do calor e luz. É o gerador de energia no corpo assim como o Sol é o gerador de energia para a Terra. Representa todas as fontes de energia no mundo. É o processo de libertar energia da sua fonte.

A origem do elemento fogo é a forma ou cor. Tanto a forma como a cor são o resultado da percepção. O fogo e o sentido da visão têm uma relação especial. Fogo proporciona a luz  para a percepção. Os olhos são o veículo através do qual a luz é digerida e a percepção toma lugar. Assim, distúrbios da percepção visual ão  principalmente as do elemento fogo. Os pés são o órgão da acção associada ao elemento fogo. É através dos pés que reagimos ao que vemos. A utilização dos pés permite que uma pessoa mude de direcção baseada na percepção.

Fogo é quente, leve, seco, áspero, subtil, fluido, nítido, claro, suave. Não é estável nem móvel. O fogo não fica parado nem gera movimento. Inerente com o fogo é o ar, e é o ar que fornece fogo com a sua qualidade móvel. Embora seja subtil, os seus efeitos são claramente observáveis. Associamos o elemento fogo com os fogos que podemos ver. A ideia dos antigos rishis foi mais abrangente: fogo representa calor, luz e brilho, o poder de transformação, energia, compreensão e metabolismo.

No corpo humano, fogo é expresso de cinco formas distintas. O fogo que fornece o nosso corpo com a capacidade de digerir alimentos é chamado Pachaka Agni. O que incendeia o intelecto, digere ideias e permite a compreensão, é Sadhaka Agni. O da percepção que transforma impressões visuais em imagens reconhecíveis é chamado Alochaka Agni. O que energiza e revigora o corpo acrescentando-lhe cor é chamado Ranjaka Agni. O que digere o toque e luz solar e emite a radiação associada a pele saudável é a luz fornecida por Bhrajaka Agni.

Excesso de fogo no corpo resulta num acumulo de calor. Naturalmente, fogo em deficiência resulta numa sensação de frio. Como o calor se acumula no corpo, há uma necessidade de eliminar o excesso. Por isso, o corpo transpira e urina mais, e as fezes tornam-se mais frequentes. O brilho da pele aumenta e os olhos brilham mais. A mente torna-se mais nítida, mais focada e fortalece o intelecto. Se o fogo aumenta em demasia, há consequências negativas: a pele pode irromper em erupções/pruridos vermelhos, os olhos tornam-se vermelhos do sangue, a mente torna-se intensa, os tecidos corporais podem inflamar, causando febre.
A falta de fogo no corpo resulta numa perda de brilho, e a pele adquire um tom cinza ou pálido e o metabolismo fica mais lento. No sistema digestivo, os alimentos são mal digeridos, na mente torna-se mais difícil digerir novas informações.

Na nossa dieta, o sabor picante, amargo e salgado contêm mais fogo. Destes, o sabor picante irá aumentar fogo mais rapidamente, mas é o sabor amargo que tem o maior efeito a longo prazo.

O Verão é a estação de Fogo. O ar é mais quente, a luz mais longa e a actividade das pessoas e plantas atinge o seu auge. O Verão é a época mais activa do ano.

No ciclo de vida e de morte, o fogo representa os nossos anos mais produtivos. Independentemente da constituição, a partir da puberdade até à transição para a velhice, o fogo queima, brilhante, dentro de nós.

Comentários

Mensagens populares