Pancha Mahabhutas - Os Cinco Elementos


A energia cósmica manifesta-se nos cinco elementos, que são a base de toda a matéria e aplicam-se a todas as manifestações, incluindo a mente - éter, ar, fogo, água e terra.
os cinco elementos manifestam-se no funcionamento dos cinco sentidos e estes, por sua vez, permitem-nos perceber e interagir com o ambiente em que vivemos. Éter, ar, fogo, água e terra correspondem a audição, tacto, visão, paladar e olfacto, respectivamente.

A saber:

  • Akasha (Éter / espaço): O princípio da difusão
  • Vayu (Ar / movimento): O princípio da vibração
  • Agni (Fogo / energia radiante): O princípio da radiância 
  • Jala (Água): O princípio da coesão
  • Prithvi (Terra / massa)

Estes elementos devem ser interpretados como metáforas que nos ajudam a entender o Universo. São conceitos filosóficos que representam cinco qualidades da energia que podemos reconhecer quando as experimentamos diariamente nas nossas vidas físicas, mentais e emocionais.

A sua formação

Segundo o Ayurveda, originalmente tudo consistia em consciência pura, energia não material. A partir de vibrações cósmicas o elemento mais subtil - Éter - foi formado. Quando se começou a mover, criou o elemento Ar. A fricção entre os elementos móveis deu origem ao calor e ao elemento Fogo. o Fogo derreteu e liquefez-se, e criou a Água. Alguma dela por sua vez solidificou, formando a Terra.

Os cinco elementos existem juntos em todos os lugares, em todas as coisas, constantemente a mudar e a interagir, numa variedade infinita de proporções, e cada um deles tem uma gama de atributos diferentes.


Comentários

Mensagens populares