Gengibre

Gengibre
Zingiber Officinallis
Sânscrito: Ardrak (fresco) ou Sonth (seco)
Bom para Kapha e Vata, para Pitta não convém usar em grandes quantidades.

O uso da raiz de gengibre como planta medicinal surge nos primeiros textos sânscritos, bem como nos antigos textos chineses.
É um dos medicamentos e ingredientes favoritos no mundo. É utilizado em Ayurveda há séculos, e o seu sabor doce e picante torna-o num tempero essencial para a cozinha indiana e asiática.
Acreditava-se que o gengibre podia melhorar as propriedades curativas de outras ervas, por isso está incluído na maioria das formulações ayurvédicas.
Historicamente, o gengibre tem sido utilizado como uma ajuda digestiva, estimulante da circulação, redutor da febre e analgésico. Ao auxiliar o processo digestivo, aumenta o "fogo" no corpo, responsável pela boa digestão, o calor do corpo, a percepção visual, a fome e a sede, o brilho da pele, a luz dos olhos, a clareza mental, inteligência, determinação e coragem.

São as propriedades quentes e estimulantes que fazem dele um remédio valioso. Ao estimular o coração e a circulação, e melhorando o fluxo de sangue no corpo, faz um fantástico remédio para mãos e pés frios, para evitar frieiras e problemas circulatórios. Ao estimular a circulação, encorajando a transpiração e permitindo que o aparelho digestivo elimine as toxinas, o gengibre ajuda o organismo a combater infecções. Os óleos voláteis que fornecem ao gengibre o seu sabor característico e olfacto são altamente antisépticos, activando o sistema imunitário para dispersar uma variedade de infecções bacterianas e virais.

As suas propriedades quentes e relaxantes podem ser sentidas no sistema reprodutivo. Ao promover a menstruação, é benéfico para períodos atrasados e escassos, e também para aliviar as cólicas.

Estudos recentes sobre os benefícios medicinais do gengibre mostraram que inibe a coagulação, reduz os níveis de colesterol prejudicial e reduz a pressão arterial. Também tem propriedades antioxidantes, inibidoras de radicais livres no corpo, fortalecendo ainda mais o sistema imunitário e o coração. É um óptimo desintoxicante e as propriedades anti-inflamatórias juntamente com os efeitos analgésicos podem ser úteis no tratamento de reumatismo e artrite.

Propriedades
  • Analgésico
  • Anticoagulante
  • Antiemético: indicado para enjoos matinais e gestacionais
  • Anti-inflamatório
  • Antioxidante
  • Anti-séptico
  • Carminativo
  • Expectorante





Comentários

Mensagens populares