O Elemento Terra (Prithvi)

Terra
É o quinto elemento, pois evolui a partir dos outros quatro elementos, contendo a essência deles nela. A terra é o representante elemental da natureza sólida da matéria e da estrutura do universo. Dá forma ao corpo humano e a toda a criação. A estrutura fornecida pela terra é o canal através do qual os outros elementos fluem. Todos os elementos nascem de éter e contêm dentro deles terra.

A origem do elemento terra é cheiro / olfacto. O elemento terra cria o potencial para a experiência do cheiro no corpo subtil e as estruturas através das quais o cheiro pode ser experimentado no corpo físico. Distúrbios na capacidade de sentir o cheiro reflectem um desequilíbrio do elemento terra.

O nariz é o veículo através do qual o cheiro se manifesta. Através do nariz tomamos os aromas da criação. Essas impressões entram no corpo, mente e consciência afectando-nos profundamente fisica e emocionalmente. O recto é o órgão da acção. Através do consumo e defecação,  o equilíbrio do elemento terra no corpo é regulado.
Se for libertada muita terra, como acontece nos casos de diarreia, a estrutura do corpo enfraquece. Se for libertada pouca terra, como na prisão de ventre, o corpo permanece forte por um tempo, mas vai-se tornando tóxico. O elemento terra em excesso pode obstruir o sentido do olfacto, enquanto que a sua deficiência pode enfraquecer as estruturas responsáveis pelo cheiro.

Terra é fria, estável, forte, seca, áspera, densa, monótona, clara e rígida.
Terra entra no corpo através dos alimentos que consumimos; é encontrada em maior quantidade em grãos, frutos secos, leguminosas e carnes. É encontrada em quantidades moderadas em produtos lácteos e em pequenas quantidades em frutas, legumes e especiarias.

Quando um excesso de elemento terra entra no corpo, como quando se come demasiado, os tecidos corporais são fornecidos com um excesso de matéria-prima. Excessos de terra que excedem a capacidade dos corpos para convertê-la em outras estruturas, são armazenados no corpo como uma parte de dhatu medas (gordura). Um exame a um paciente com grandes quantidades de terra, revela a pele grossa, unhas fortes, músculos grandes e cabelo denso.

Deficiência do elemento terra no corpo resulta em fraqueza das estruturas corporais. Falta de matéria-prima para construir tecidos sólidos, os ossos enfraquecem, a massa muscular é reduzida e diminui a gordura corporal. Como uma das funções do elemento terra é reter o calor, a capacidade dos corpos para regular a temperatura interna diminui, e uma pessoa facilmente sente frio.

Terra prevalece no final do Inverno e início da Primavera. No final do Inverno Terra é predominante, o ambiente é seco, estático, sólido e relativamente dormente. 

No ciclo de vida e morte, terra representa o período de gestação no interior do útero, onde a estrutura base do corpo é formada. Durante este tempo,  a nutrição materna adequada proporciona o elemento terra necessário e essencial para o bom crescimento e desenvolvimento.

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares