O Sistema Tridosha

 
Os cinco elementos básicos manifestam-se no corpo humano como os três princípios básicos, ou humores, conhecidos como tridosha. Tridosha define as três energias fundamentais ou princípios que regem a função dos nossos corpos no nível físico e emocional.
As três energias são conhecidas como Vata, Pitta e Kapha. Cada indivíduo tem um equilíbrio único de todas estas três energias. A quantidade dos doshas de cada indivíduo é avaliada a partir das suas características físicas e psicológicas. Algumas pessoas serão predominantes num, enquanto outras serão uma mistura de dois ou mais. Na visão do Ayurveda, cada indivíduo é único, com características físicas e mentais únicas.

Os doshas são criados da seguinte forma:

  • Éter e Ar criam o princípio do ar, Vata;
  • Fogo e Água produzem o princípio do fogo, Pitta;
  • Terra e Água produzem o princípio da água, Kapha.


Esses três elementos governam todas as funções biológicas e psicológicas do corpo, da mente e da consciência. Quando desequilibrados, contribuem para processos de doenças.

A constituição básica de cada indivíduo é determinada no momento da concepção e permanece inalterada ao longo das nossas vidas.

Assim, vem o conceito de Prakruti e Vikruti:

Prakruti ou Prakriti, significa "natureza" ou "fonte original".

Prakruti é então, a nossa constituição física e psíquica, que determina o nosso carácter inato, formado no momento da nossa concepção. Todos nós temos diferentes combinações de Vata, Pitta e Kapha no nosso corpo, ou seja, todos nós somos únicos.

Conhecendo o nosso Prakruti, aprendemos não só a observarmo-nos e a conhecermo-nos melhor, e arranjar estratégias para prevenir potenciais desequilíbrios e doenças que estamos mais dispostos a adquirir.

Tipos de Prakruti

- Mono: Vata, Pitta ou Kapha predominante;
- Duplo: Vata/Pitta, Pitta/Kapha, Kapha/Vata ... ( o mais comum)
- Igual/ Tridosha: Vata, Pitta e Kapha semelhantes


Vikruti: É a discrepância que torna o nosso corpo diferente da nossa constituição normal e saudável. É o "anormal", ou "estado de doença", que pode variar diariamente, já que estamos constantemente sujeitos a stress e variadas emoções, o espaço em que convivemos, etc.

Qualquer tipo de anormalidade ou desequilíbrio dos doshas no organismo pode levar a complicações nas funções do corpo e originar estados de doença.
Avaliando o Vikruti, são fornecidas informações sobre que tipos de mudanças na dieta, estilos de vida e outras áreas serão necessárias para retornar ao estado saudável.
 


 

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares