O Elemento Água (Jala)

Água
O quarto dos cinco grandes elementos. Desenvolve-se a partir do ar, éter e fogo, contendo a essência destes elementos nela. Representa a matéria fluída e o princípio coerente da física, a água é o protector do corpo. Fornece o corpo com o seu alimento mais básico. Protege contra a dissolução do elemento éter,  a rugosidade e o movimento do elemento ar e do calor do elemento fogo. O elemento água atenua toda a dor e inflamação do corpo.

A origem do elemento água é o sabor (rasa). A língua é o órgão do sentido associado ao elemento água; através da língua podemos saborear o mundo que nos rodeia. Note-se que as papilas gustativas da língua apenas funcionam quando a água ou saliva estão presentes. Sem água, não há sabor. A uretra é o órgão da acção. Através da uretra, a água é expelida sob a forma de urina. Desequilíbrio do elemento água no corpo podem ser observados monitorizando as mudanças de uma pessoa no sabor, bem como nas alterações de urina ou sémen.

A água é fria, estável, pesada, húmida, suave, que flui, é turva e macia. É importante levar em conta as qualidades da água quando se sente muito quente, sem ligação à terra, desidratado, magro, áspero, sem auto-estima, obstruído e imóvel, irritado e vulnerável.

Na nossa dieta, o sabor doce é a principal fonte de água. Grãos cozidos, leite não fermentado, óleos, nozes e carnes gordurosas são os alimentos com água mais abundante.

A Primavera é a estação de água. É a época em que a água armazenada na neve começa a fluir a partir das montanhas para os rios. A água é a fonte de vida e o recipiente de prana (energia vital). Enquanto a água flui, a vida cresce no seu rasto.

No ciclo de vida e morte, água representa os anos da nossa aprendizagem em preparação para a realização de Dharma. Os nossos anos de água são os anos de coesão; são os anos de escolaridade e de formação.

Comentários

Mensagens populares