Surya Namaskar - Saudação ao Sol

Surya - Sol                      Namaskar - Saudação

Surya Namaskar é a arte da visualização solar. Prestar reverência ao Sol representa sintonizar-se com o ciclo de vida e morte, com o poder maior e com o nosso ser.
É uma técnica de meditação completa, inclui Asanas (posturas), Pranayama (respiração), mudras (gestos sagrados feitos com as mãos) e mantras (sílabas ou frases sagradas). Possui três aspectos: forma, energia vital e ritmo. É a maneira mais fácil para uma pessoa se acostumar com o yoga.
Surya Namaskar é uma combinação de 12 posições diferentes, seguido de uma sequência dinâmica particular com um padrão específico de respiração. Cada posição tem um significado  que deve ser compreendido e acrescido à prática. Ajuda a vitalizar e desbloquear todo o organismo.
Pode ser praticado a qualquer hora do dia, se bem que a melhor altura é ao nascer do sol. 

Vejamos a sequência passo-a-passo:

1. Pranamasana (Postura da Oração)
De pé, com as costas direitas, pés juntos ou ligeiramente separados. Unir as palmas das mãos junto ao peito (namaskara mudra). Relaxe todo o corpo. Expire profundamente. Mantenha a sua concentração no seu corpo e no mudra, sinta o efeito da pressão das mãos.

2. Hasta Uttanasana (Postura dos braços levantados)
Ao inspirar, levantar e puxar os braços acima da cabeça, palmas voltadas para cima. Dobre ligeiramente até atrás da cabeça e parte superior do tronco, de modo a alongar todo o corpo. Incline a cabeça para trás o máximo que conseguir. Concentre-se no arquear das costas. Este movimento exercita os músculos dos braços e ombros e abre todos os compartimentos pulmonares.

3. Padajastasana (Postura de mãos sobre os pés)
Dobrar para a frente até as mãos tocarem no chão perto dos pés, mantendo as pernas direitas. Aproxime o máximo da cabeça nos joelhos. A postura é feita enquanto expira. Na posição final contraia o abdómen para expulsar a máxima quantidade de ar. Tentar manter as costas direitas, concentrando-se na bacia.

4. Ashwa Sanchalanasana (Postura Equestre)
Esticar a perna direita para trás o máximo que conseguir, dobrando o joelho esquerdo (mãos no chão). Leve a cabeça atrás, olhando para cima. Inspire, abrindo e elevando o peito. Sinta o alongamento da coxa e toda a parte frontal do corpo.

5. Parvatasana (Postura da Montanha)
Junte o pé esquerdo com o pé direito, atrás, e ao mesmo tempo eleve as nádegas e baixe a cabeça entre os braços; o corpo deve formar os lados de um triângulo. No final, as pernas e braços devem estar rectos. Este movimento faz-se enquanto expira. Tente colocar os calcanhares em contacto com o chão, olhe na direcção dos joelhos e concentre a sua atenção na região do pescoço.

6. Ashtanga Namaskar (Saudação com os 8 membros)
Baixe o corpo até ao chão de modo a que apenas toque no chão com a ponta dos pés, joelhos, peito. mãos e queixo. Eleve as nádegas. Retenha a respiração com os pulmões vazios depois de completar a última posição. Esta postura é a única que interrompe o ciclo de respiração. Concentre-se no centro do corpo e na musculatura das costas.

7. Bhuyangasana (Postura da Cobra)
Pernas esticadas no chão, levante a parte de cima do corpo esticando os braços ( ver na figura), até a coluna estar completamente curvada e a cabeça para cima. Ao levantar o tronco, inspirar. Concentre-se na base da coluna, sentindo a tensão provocada pelo alongamento.

8. Parvatasana (Postura da Montanha)
Repetição da quinta posição. Corpo em forma de triângulo, pés juntos atrás, braços esticados à frente enquanto a cabeça se encontra entre os braços, expirando.

9. Ashwa Sanchalanasana (Postura Equestre)
Repetição da quarta posição. Dobrar o joelho esquerdo, alongando a perna direita para trás. Inspirar, abrindo o peito.

10. Padajastasana (Postura de mãos sobre os pés)
Repetição da terceira posição. Descer para a frente em movimento contínuo, expirando.

11. Hasta Uttanasana (Postura de braços levantados)
Repetição da  segunda posição. Inspirar e elevar os braços acima da cabeça o máximo que conseguir.

12. Pranamasana (Postura da Oração)
Volta à primeira posição, para terminar.


Estas posturas descritas correspondem a meio ciclo de Surya Namaskar, a outra metade corresponde à mesma sequência, mas alternando as pernas. Chegando ao fim, completa-se o ciclo.

Para benefícios espirituais, faça de três a doze ciclos lentamente. Para benefícios físicos,  três a doze rapidamente. Para iniciar, comece com três e vá acrescentando diariamente um ou dois até definir um número.

Cada posição deve ser feito entoando um mantra específico para cada, mas deixo isso para depois, para não complicar! 

Benefícios
  • Mantém o equilíbrio entre os sistemas endócrino, circulatório, respiratório, etc.)
  • Exercita os músculos principais do corpo, mantendo o corpo saudável, combate as gorduras
  • Estira e comprime alternadamente os órgãos do abdómen, contribuindo para o seu correcto funcionamento
  • "Obriga" o praticante a respirar correctamente, com ritmo e profundidade, algo que fazemos mal praticamente todos os dias. Isso faz com que seja eliminado dos pulmões ar estagnado para o renovar com oxigénio "novo".
  • Aumento da clareza mental
  • Elimina a tensão e ansiedade (mesmo!!)
  • É preciso mais alguma?



Já agora, e porque na índia tudo tem um significado, cito o simbolismo de cada posição de Surya Namaskar, segundo Swami Satyananda Saraswati:

Pranamasana (Postura de Oração): Sintonia com o sol, invocação, prece. Chakra trabalhado: Anahata (coração).

Hasta Uttanasana (Postura braços levantados): Trazer para dentro de nós a energia do sol, pela respiração e todos os poros da nossa pele. Chakra: Vishudda (garganta)

Padajastasana (Postura de mãos sobre os pés): Introspecção necessária para levar adiante os deveres diários. Olhamos para dentro à procura de inspiração e respostas para os problemas diários. Chakra: Svadhisthana (sacro)

Ashwa Sanchalanasana (Postura Equestre): Focamos o Chakra Ajna (Terceiro Olho, entre as sobrancelhas), em busca de poder e coragem para encararmos de frente os nossos problemas. A auto-confiança surge quando olhamos para dentro e contactamos com o nosso guia interno, que nos dá inspiração e intuição.

Parvatasana (Postura da Montanha): Introspecção e o ceder de si mesmo para o mundo. Chakra: Vishudda (garganta)

Ashtanga Namaskar (Saudação com os 8 membros): Representa a energia no seu limite mais baixo. O Sol está no seu auge e o homem no seu período mais vulnerável pois é o período de inércia. É a entrega completa do homem ao poder do Sol. Chakra: Manipura (umbigo).

Bhuyangasana (Postura da Cobra): É o acordar do homem do seu sono, o nascer do conhecimento, o acordar da energia vital. Quando a serpente (sabedoria) se eleva, o homem inicia a subida para o estado espiritual equilibrado. Chakra: Svadhisthana (sacro)







Comentários

Mensagens populares