Dosha Kapha



 Kapha é a combinação de terra e água, o princípio da energia potencial, do crescimento e protecção. Kapha é responsável pela nutrição do corpo e compõe a maior parte da nossa estrutura - ossos, tecidos, músculos, células e fluidos corporais.





Qualidades de Kapha

- Húmido              - Estático
- Frio                      - Monótono
- Grosseiro            - Macio
- Denso                  - Turvo
- Pegajoso              - Pesado

No corpo, Kapha governa:
  • Força e estabilidade
  • O balanço hídrico do corpo
  • Lubrificação das membranas mucosas e articulações
  • Protecção e amortecimento do corpo
  • Apoia e mantém unidas as estruturas corporais


A um nível psicológico, Kapha fornece:
  • Apoio emocional na vida
  • Calma e resistência
  • Perdão e paciência
  • Capacidade de sentir compaixão, amor e devoção
  • Sensação de bem-estar
  • Lealdade e afecto


Principais locais de Kapha
O principal local de Kapha é o estômago. O peito e os pulmões produzem muco, assim como a garganta, cabeça, seios e fossas nasais, todos locais de Kapha. A boca e a língua produzem saliva, outro fluido Kapha. A língua é o órgão do paladar, sentido que pertence a Água. Outros locais são o tecido adiposo, cerebral, articulações, a linfa e o pâncreas.
Se o corpo se torna demasiado sólido, com excesso de elemento Terra, problemas como pedras biliares ou pedras nos rins podem desenvolver-se. Se há muita água e não há terra suficiente no sistema, distúrbios como edemas podem surgir.

As pessoas Kapha
As pessoas predominantemente Kapha tendem a ser emocionalmente e fisicamente fortes e resistentes. São calmas, amáveis e pensativas. São de natureza doce, leal e carinhosa e muitas vezes evitam o confronto.
Não gostam de mudanças ou dos aspectos imprevisíveis da vida. Tendem a ser preguiçosos, gostam de ficar sentados, relaxados, a fazer muito pouco.

Devido à sua constituição, têm grande força e resistência física, e relativamente aos outros dois doshas, terá o melhor sistema imunitário, pois possui uma estrutura que o sustenta: têm cabelos fortes e grossos, olhos e lábios grandes e lubrificados, dentes e unhas resistentes. A sua acção pode ser lenta, mas o nível de energia é constante e longo. Têm o sono pesado, longo e excessivo, pelo que têm que ser constantemente estimulados para saírem da letargia que os domina. São lentos a captar nova informação, mas têm "memória de elefante".

Psicologicamente, costumam ser tolerantes, calmos e compreensivos; no entanto, mostram também traços de cobiça, apego, inveja e são possessivos, e mentalmente passivos e lentos. Podem sentir-se em baixo ou desmotivados, especialmente no Inverno, e podem sofrer de depressão.

Kapha em excesso pode predispor  a uma estagnação dos tecidos, congestão linfática e mucosa, celulite, problemas respiratórios, sensação de frio, palidez, sonolência e reduzida função da tiróide. Kapha em demasia está associado com baixo fogo digestivo, causando sensação de peso no estômago, náuseas depois de comer e intestinos preguiçosos (baixo fogo digestivo faz com que a digestão se processe mais lentamente).

As pessoas Kapha procuram conforto emocional através da comida, e se estiverem em desequilíbrio, vão ter desejos por doces e salgados. Por isso, têm grande probabilidade de sofrerem de excesso de peso e obesidade, bem como diabetes, hipertensão e retenção de líquidos.

Kapha serve de apoio e veículo para os outros dois doshas (Vata e Pitta). Age como uma força conservadora e restritiva sobre eles e o seu efeito activo no corpo e mente, que de outra forma dispersava e dissipava a energia vital.






Fontes:
The Ayurveda Bible
The Ayurveda Encyclopedia


Comentários

Mensagens populares