Abhyanga

Há mais de 2000 anos, na Índia, descobriu-se que os óleos não só curavam doenças, como também preveniam futuros desequilíbrios.
A abhyanga faz parte das terapias de oleação (snehana) e uma das várias técnicas de purificação (Pancha Karma). Estas terapias de oleação foram tradicionalmente realizadas numa base diária (para si próprio ou para os outros). O óleo era vertido sobre todo o corpo (abhyanga), cabeça (shiroabhyanga ou shirodhara), ouvidos (karna purana), pés (padabhyanga), ou locais específicos que necessitassem de especial atenção (marmabhyanga).

 Benefícios:

- Evita o envelhecimento e aumenta a longevidade
- Remove a fadiga e o stress
- Cura e previne doenças do sistema nervoso
- Promove uma boa visão
- Nutre o corpo e promove a resistência
- Elimina as insónias
- Cria um equilíbrio electroquímico no corpo
- A fricção do óleo na pele previne a desidratação e fortalece os nervos
- Estimula a produção de anticorpos e assim, fortalece o sistema imunitário 
- Purifica o sangue e tecidos, de toxinas
- Elimina excessos de água e acumulação de gorduras


Útil em:

- Lúpus
- Fibromialgia
- Esclerose múltipla
- Artrite, reumatismo
- Doença de Parkinson
- Ganho de peso e obesidade
- Má circulação
- Insónias
- Stress
- Nervosismo e/ou ansiedade 

Sono
É necessário para recuperar as actividades mentais, físicas e emocionais do dia. As pessoas privadas de dormir e sonhar desenvolvem doenças físicas e mentais. Má alimentação, comer demasiado, drogas, excesso de trabalho, preocupação, raiva, letargia, medos, etc, criam estas condições de insónias ou de excesso de sono.
A massagem abhyanga elimina toxinas e reduz o stress.
Deve ser aplicado óleo na planta dos pés e áreas tensas antes de dormir.

Abhyanga consoante os doshas

A massagem abhyanga pode ser realizada em qualquer idade, a qualquer pessoa saudável. No entanto, se o óleo que vai ser utilizado agir de acordo com a constituição da pessoa, os efeitos podem e vão ser potenciados.

Vata tende ao excesso de secura, tanto sobre a pele, como internamente. Podem desenvolver perturbações nervosas e ósseas, obstipação, ansiedade e sistema imunitário fraco.
Requer óleos quentes, como sésamo ou amêndoas, 2 a 3 vezes por semana. A aplicação de óleo restaura a humidade da pele, acalma, fortalece os ossos e tecidos e protege as articulações.
Em relação à pressão, Vata necessita de um toque suave, pois por norma é muito activo.

Pitta normalmente sofre de excesso de calor, manifestado na forma de erupções cutâneas, úlceras, infecções, doenças nos olhos, sangue e coração; impaciência e mau temperamento.
A aplicação de óleos doces e frescos traz equilíbrio e previne a ocorrência futura destas situações. Os óleos de coco ou girassol são uma boa escolha.
A pressão utilizada deve ser moderada mas firme.

Kapha retém água em excesso, tende a sofrer de edemas, retenção de líquidos, muco, congestão nasal e pulmonar, e mente "preguiçosa".
Os óleos quentes ajudam a remover o excesso de água e a restaurar o equilíbrio, como o óleo de mostarda, sésamo ou azeite.
O nível de pressão deve ser elevado, de modo a trabalhar bem os músculos, e a "despertar".

Para além dos óleos vegetais, pode ser misturados ervas redutoras do dosha específico, para potencializar os seus efeitos; também pode ser utilizado ghee: alivia Pitta e Vata mas não agrava Kapha; alivia a sensação de queimação e produz suavidade no corpo.

* DICA
Embora o ideal seja fazer uma auto-abhyanga diariamente, se experimentar colocar um pouco de óleo de sésamo na planta dos pés antes de dormir, o sono torna-se mais profundo e muito mais reparador, para além de uma profunda sensação de bem-estar.
Outro método que pode experimentar é realizar uma auto-massagem ao couro cabeludo, com o mesmo óleo. É simplesmente divinal! Estimula bastante todo o sistema nervoso.

Lembre-se, a abhyanga não é uma técnica de massagem, mas sim uma terapia de oleação. Não importa se tem ou não experiência a nível de massagem, não é a técnica que interessa, mas sim a sua intuição de observar as zonas do corpo que requerem mais tempo. São necessários apenas 10 minutos do seu dia para o ritual da massagem.
Depois da oleação, deixe passar um tempo para o óleo ser absorvido, e depois tome um duche quente/morno, sem utilizar sabão para não remover o óleo. Começará a fazer parte do seu ritual diário...



Comentários

Mensagens populares